fbpx Qual a melhor madeira para construir uma casa? | Casa da Madeira | Casa da Madeira
13 abr 2021

Qual a melhor madeira para construir uma casa?

Você sabe quais são as vantagens da construção de casas de madeira?

O fato é que uma casa de madeira pode ser construída em qualquer terreno, fica pronta em um prazo menor e também é um material que funciona como um isolante térmico natural, pois não é tão fria no inverno e nem tão quente no verão.

Realizando a manutenção necessária para cada tipo de madeira, o seu imóvel continuará bonito e resistente por muitas décadas.

Continue a leitura e conheça as características de algumas das madeiras que utilizamos na edificação de imóveis residenciais!

Garapeira

Conhecida por sua coloração que varia entre bege e castanho-amarelado, a madeira Garapeira apresenta resistência moderada à fungos apodrecedores, entretanto é uma ótima opção de madeira pois possuí alta resistência ao cupim de madeira seca.

Possui uma superfície lustrosa e lisa, sem odor e com densidade e textura médias. Madeira de cerne variando do bege-amarelado ou amarelo levemente rosado, até o róseo-acastanhado, uniforme.

Na construção civil, a madeira garapeira, é utilizada como vigas, caibros, ripas, tábuas e tacos para assoalhos, marcos de portas e janelas etc. E também em barris de cerveja e cabos de ferramentas, além de construções navais, como estruturas, quilhas etc. Em alguns casos pode ser utilizada em portas, venezianas ou caixilhos.

Cambará

O cambará é um tipo de madeira que, por resistir bem à água, nos tempos atuais é muito utilizada na confecção de telhados e coberturas de casas e prédios. Possui cerne e alburno distintos pela cor, cerne castanho-avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido ao de óleo-resina, alburno castanho-pálido, brilho ausente, cheiro e gosto imperceptíveis, densidade média, dura ao corte, grã direita a revessa, textura grossa, aspecto fibroso.

A madeira cambará é moderadamente dura ao corte, com ferramentas manuais ou mecânicas. Apresenta um bom acabamento, boa colagem e é fácil de tornear, porém com tendência para apresentar superfície felpuda. Apresenta resistência moderada ao ataque de cupins-de-madeira-seca.

Ipê

Mesmo possuindo uma consistência dura, esse tipo de madeira é fácil de lixar, pregar ou parafusar, mas possui problemas com colagem. Presente em todo o Brasil, a madeira do Ipê é uma das mais populares, sendo empregada para diferentes finalidades, como construção civil (interna e externa), decoração (forros, lambris e rodapés), diversos tipos de assoalhos, partes decorativas de móveis, brinquedos, ferramentas, artigos esportivos, entre outros utensílios.

Casa construída com madeira de Ipê

Cedro

E a Madeira Cedro pode ser uma escolha assertiva, já que se trata de um material de altíssima qualidade, que há muito tempo vem encantando consumidores e fabricantes.

Uma coisa que faz muita diferença na hora de escolher a madeira é a sua resistência e durabilidade, ainda mais se tratando de construção de casas onde a madeira fica exposta a condições climáticas adversas.

Madeira Cedro é considerada sofisticada, e hoje é tida como uma das mais elegantes, e de extremo bom gosto.

Itaúba

Tem ocorrência nos estados do Mato Grosso, Pará e outros estados do Norte do Brasil. Também é encontrada nas Guianas e Venezuela.

A itaúba é uma madeira de alta durabilidade, já que é muito resistente aos organismos xilófagos, como cupins!

Essa madeira apresenta coloração amarelo-esverdeada quando recém-cortada. Depois ganha coloração parda, podendo chegar, com o tempo, até uma tonalidade castanho-escuro.

Na construção civil, é aplicada em vigas, caibros, ripas, tábuas para assoalhos e decks, janelas, arcos de portas, etc.

Eucalipto

Utilizar eucalipto tratado em construções é explorar as diversas soluções que a madeira permite. Casas, estruturas, quiosques, gazebos, pórticos, sacadas, mirantes são algumas formas de aplicá-lo.

A madeira possui versatilidade, qualidade, durabilidade e resistência semelhante às madeiras nobres ou até superiores a materiais como metais ou concreto.

São várias as razões para que o eucalipto possa ser indicado como a alternativa de oferta de madeira. O gênero tem ocupado um lugar preferencial na escolha de espécies para o estabelecimento de florestas plantadas em nosso País. Esse tipo de árvore cresce rápido e é resistente às pragas. Na indústria é muito utilizado para a produção de mourões de cerca, esticadores, esteios para rancho, quiosques, pergolados, vigas, tábuas e caibros. Também permite produção de painéis e estruturas para a construção de moradias, comércio, escolas, hospitais e hotéis.

Estas são algumas das opções das quais trabalhamos, temos outras opções para escolha do cliente.

A madeira ideal depende da localização da obra, pois o clima influencia diretamente na conservação da mesma.

Nos preocupamos com o meio ambiente. 🌳🌲
Nossas madeiras são provenientes de reflorestamentos autorizados pelo IBAMA.
Preservando a natureza e mantendo a qualidade em nossas obras.

Gostou dessas informações? Então continue seguindo nosso Blog par ficar atualizado com informações sobre casa, decoração, jardinagem e outros assuntos relacionados.

× Converse conosco!
Plenus ComunicaçãoPlenus Comunicação